Bibliotecas comunitárias realizam avaliação do trabalho da Ong Cirandar

As coordenadoras da bibliotecas comunitárias Ceprimoteca, Chocolatão, Aninha Peixoto e Jardim Ipiranga, Silvia Caneva, Themis Caneda, Hayline da Rosa e Gislaine Camarata se encontraram nessa terça-feira (13) com a coordenadora de projetos Márcia Cavalcante e a educadora Maria Fernanda Viegas para avaliar o trabalho da Ong Cirandar enquanto instituição formadora.

O encontro começou com a leitura do verbete PALAVRA/PALAVRAÇÃO do Dicionário Paulo Freire, importante livro que apresenta os conceitos de Educação Popular. O texto inspirou o grupo a usar a “palavra autêntica”, que promove o anúncio e a denúncia e tem a força de transformar a vida.

Durante o encontro de avaliação, as coordenadoras das bibliotecas comunitárias do projeto Redes de Leitura foram convidadas a refletir sobre a contribuição ou não do Cirandar em diferentes dimensões, para si e para biblioteca que coordenaram, durante o ano de 2014. O grupo debateu sobre gestão compartilhada, comunicação, monitoramento e avaliação, formação, acompanhamento pedagógico, acompanhamento em biblioteconomia.

O ambiente preparado com cuidado, as músicas escolhidas com carinho, as dinâmicas de participação utilizadas e a dedicação ao debate por parte de cada uma das coordenadoras permitiu que o encontro fosse uma grande oportunidade de “dizerem a sua palavra”.

Como extrato dos depoimentos, o grupo expressou as suas visões sobre o Cirandar como uma instituição experiente, de base sólida, que apoia, motiva e dá suporte para o trabalho das bibliotecas. Ao final, foi construída uma mandala com as palavras autênticas das coordenadoras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s