Biblioteca Comunitária Ilê Ará recebe Fórum da Rede

Localizada no alto do Morro da Cruz, a Biblioteca Comunitária Ilê Ará foi pioneira na construção da nossa concepção de biblioteca comunitária junto à ONG Cirandar e ao Redes de Leitura em parceria com o Instituto C&A a partir de ações de leitura desenvolvidas na comunidade iniciadas em 2006. Em 2008, a partir de um prêmio recebido, a então coordenadora da biblioteca, Márcia Cavalcante, sai em busca de outras bibliotecas para expandir o trabalho realizado no Morro da Cruz. Desse encontro de bibliotecas, nasce o Redes de Leitura. A Ilê Ará se desligou da rede em 2012 e retorna neste ano com todo o gás para somar às outras oito bibliotecas, buscando fortalecer as parcerias e as atividades culturais.

Não é a toa que a biblioteca recebeu o nome “Ilê ará”, expressão da língua africana iorubá que significa “casa do povo”, já que a população do Morro da Cruz é de maioria negra. A biblioteca têm forte presença na comunidade, basta perguntar a algum menino na rua para saber onde ela fica. Com acervo de mais de 3 mil livros, entre obras de literatura infantil e adulta pensadas para a sua comunidade, a biblioteca mantém atividades de mediação de leitura, empréstimo de livros, mala de leitura ,saraus literários e encontro com escritores.

Gestada pelo Instituto Leonardo Murialdo, a biblioteca passou, este ano, por melhoria no seu espaço físico, com reformas internas e externas. A fachada ganhou nova pintura, mais colorida e cheia de vida. No interior, novos pufs deixaram o ambiente ainda mais descontraído e aconchegante.

Na última quarta-feira (25 de março), a biblioteca sediou o segundo Fórum da Rede no ano de 2015. Neste dia, além de conhecerem a comunidade, a biblioteca e a vista privilegiada da cidade, os integrantes da Rede fizeram importantes discussões e planejamento de atividades coletivas para o ano, entre elas o Sarau para Porto Alegre, a 2ª Festa da Leitura, as Jornadas de Formação, o IV Seminário Internacional O papel da biblioteca e da leitura no desenvolvimento da sociedade (que acontece anualmente durante a Feira do Livro de Porto Alegre) e ficaram por dentro das ações do Plano Municipal do Livro e Leitura.

A próxima reunião do Fórum acontecerá na Biblioteca Comunitária do Cristal, em abril.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s