Jornada de Formação de Mediadores aborda literatura infantil e brincadeiras tradicionais brasileiras

Na quarta-feira, 3 de junho, integrantes do projeto Redes de Leitura, voluntários do Instituto C&A, sociólogos e professores se encontraram para voltar à infância através da literatura infantil e de brinquedos e brincadeiras tradicionais brasileiras. A quarta edição da Jornada de Formação teve como foco a literatura infantil e brinquedos e brincadeiras tradicionais brasileiras.

Pela manhã, a Oficina de Seleção de Acervo ministrada pela coordenadora de projetos da ONG Cirandar e assessora pedagógica do Redes de Leitura, Maria Fernanda Viegas instigou os participantes a refletirem sobre o livro e a literatura. Juntos, buscaram compreender um pouco mais que livro é esse que contribui para a emancipação dos sujeitos, que ditadores tremem ao ouvir reivindicações de que crianças e jovens tenham acesso pleno, que livro é esse que permite que crianças, jovens e adultos voem, que livro é esse que queremos nas bibliotecas, nas salas de aula e em todos os cantos onde houver criança. Os participantes da oficina de Seleção de Acervo analisaram diversas obras a partir de critérios relacionados ao projeto gráfico-editorial e ao trabalho com a linguagem.

À tarde, a Oficina de Brinquedos e Brincadeiras Populares com a arte-educadora Amanda Senna, fez todos brincarem. Assim, através de brincadeiras de roda e da confecção de brinquedos, puderam enriquecer o repertório cultural. Além de apresentar diversos brinquedos, brincadeiras e livros que trabalham com a linguagem, tais como trava-línguas e cantigas, a oficina proporcionou que os participantes confeccionassem, com materiais simples alguns brinquedos, como o traca-traca e o catavento.

O sucesso da formação foi tão grande que as avaliações não podiam ser melhores: todos pediram por mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s