Redes de Leitura presente da Sessão de Comunicação Temática da Câmara Municipal de Porto Alegre

Dia 20 de agosto foi dia de incidência em políticas públicas para os integrantes do Redes de Leitura – Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre.

IMG_20150820_141814258
A Rede, a convite do Vereador Alberto Kopittke, fez a apresentação principal na Sessão de Comunicação Temática da Câmara Municipal de Porto Alegre. A atividade teve como objetivo sensibilizar o poder público de nossa cidade para o trabalho desenvolvido com a leitura e a cultura nas comunidades de periferia da capital gaúcha.
A galeria esquerda da Câmara ficou lotada! Com faixas e cartazes gestores e educadores das entidades; frequentadores das bibliotecas, crianças, jovens, adultos, idosos; parceiros da Rede, como professores, integrantes do grupo de estudos e simpatizantes da causa das bibliotecas comunitárias, marcaram presença ativa!

As falas de Maria da Graça Bernardes, gestora da Biblioteca Comunitária do Cristal, e Márcia Cavalcante, coordenadora de desenvolvimento institucional da ONG Cirandar, chamaram a atenção de todos pela força das ações desenvolvidas junto a comunidade e, salientando a importância do investimento público nas bibliotecas comunitárias.
Em sua fala, Márcia destacou dados de empréstimo e atividades culturais que acontecem nas bibliotecas e a luta pela aprovação do Plano Municipal do Livro e Leitura de Porto Alegre, mas que conta com orçamento ínfimo perto de outros investimentos, como a Feira do Livro e o Programa Autor Presente, que somam, juntos, 1 milhão de reais, valor bem acima dos 65 mil liberados hoje para ações do PMLL, sem contemplar as bibliotecas.
A atividade ainda contou com uma roda de poesia feita pelas crianças das bibliotecas comunitárias Chocolatão e Arquipélago que abrilhantaram e trouxeram a presença viva das crianças das comunidades.
Após a apresentação da rede, alguns vereadores se manifestaram reconhecendo a importância do trabalho feito hoje pelas bibliotecas comunitárias nas comunidades em que estamos inseridos, entre eles: Mônica Leal (PP), Bernardino Vendruscolo (PROS), Alberto Kopittke (PT), Fernanda Melchionna (PSOL) e Reginaldo Pujol (DEM).
Agora, a luta segue para que sejam feitos concretos investimentos através de emendas parlamentares para a manutenção e potencialização das ações das bibliotecas comunitárias que, ao final do ano, não mais contará com apoio financeiro do IC&A.

Você pode conferir mais detalhes no site da Câmara, clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s