Confira o que rolou no 2º Encontro Nacional do Programa Prazer em Ler em Fortaleza/CE


IMG-20150929-WA0125

Entre os dias 28/9 e 02/10, representantes das bibliotecas comunitárias do Redes de Leitura e da ONG Cirandar estiveram no Segundo Encontro Nacional do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A, realizado em Fortaleza – Ceará.

O encontro marcou a consolidação da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias e sua programação foi construída a partir das demandas de 16 polos de leitura espalhados pelo Brasil.

Mas, para os polos, a programação começou bem antes, com a construção de uma bandeira, que representasse os momentos mais marcantes da história de cada um. Em uma reunião prá lá de animada, cheia de ideias e cores, o Redes de Leitura confeccionou a sua bandeira, como você pode ver abaixo:

HPIM0118

No primeiro momento do Encontro, cada polo fez sua apresentação, falando dos momentos e da construção de sua bandeira. Também foi a vez de colocar a criatividade em prática e criar uma música que os apresentasse. Neusa Dias, educadora da Biblioteca Comunitária do Arquipélago, criou nossa música-poema!

HPIM0111

Em seguida, muita conversa e troca de experiências em grupos sobre enraizamento comunitário. Compartilhando experiências que deram certo, cada grupo pode pensar nas suas atividades diárias e como elas podem repercutir em suas comunidades. No dia seguinte, as trocas de experiências foram além: a literatura como direito humano partindo de três discussões: importância da classificação por cores, da comunicação comunitária e para o mundo e da mobilização de recursos.

HPIM0176

No segundo e terceiro dias de Encontro a programação foi voltada para a Incidência em Políticas Públicas e Mobilização de Recursos. Grazielle David do INESC conversou sobre as políticas públicas no Brasil, com ênfase nos Conselhos, Planos e Fundos direcionados à área da Cultura e do Livro e Leitura e, em uma oficina sobre orçamento público pudemos conhecer um pouco mais sobre como acompanhar, lutar e garantir que o dinheiro público seja aplicado nas devidas áreas a que foram destinados. Volnei Canonica, que recentemente assumiu a Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Ministério da Cultura (DLLLB/MinC). Desde março de 2011, ele coordenava o programa Prazer em Ler do Instituto C&A, apresentou o momento atual das políticas públicas na área do livro e leitura. Volnei conversou sobre como tem conduzido os trabalhos na Diretoria e apresentou os dois editais lançados recentemente: apoio às bibliotecas comunitárias e pontos de leitura e apoio a festas e feiras literárias. Ele e Jacqueline, orientaram sobre as inscrições para os editais e tiraram dúvidas.

HPIM0213

Os momentos finais do encontro foram de muito debate e reflexões sobre a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias, sua estrutura, sua função e sua causa maior de existência. Um pequeno grupo de pessoas já vem desenhando ações de comunicação, incidência e mobilização de recursos, mas queremos que a Rede de fortaleça nacionalmente, agregando mais comunidades, mais bibliotecas, numa grande teia em defesa do direito ao livro e a leitura. Além disso, todos concordaram que as ações da Rede deverão estar voltadas para a visibilidade em todos os cantos desse Brasil. O grupo se dividiu em 4 Grupos de Trabalho: Mobilização de Recursos, Incidência Política, Comunicação e Formação. Onde suas ações são pensadas em conjunto, visando qualificar e fortalecer a rede no âmbito nacional. Muitos sonhos e muita vontade de fazer!

HPIM0232

Importantes trocas e aprendizados que trazemos para Sul, para as nossas atividades diárias e que nos impulsionam ainda mais a luta por um Brasil mais leitor. Para Rafaele Siqueira, educadora da Biblioteca Comunitária Chocolatão, “Participar do Encontro foi muito importante, estar com todos os polos e tantas pessoas envolvidas com bibliotecas que sonham em formar cada dia mais leitores em suas comunidades, me deu um incentivo enorme nesse começo como mediadora de leitura.”. Para Neusa, “O encontro foi de muitas trocas de idéias e experiências entre os polos, sem falar nas novas amizades”.

IMG-20150929-WA0116

Mas nem tudo foi só trabalho, a bela paisagem de Fortaleza também marcou presença! A literatura, como sempre, esteve muito presente, nas mediações de leituras, homenagem a Joela Rufino e na Festa a Fantasia Literária.

Confira tudinho em fotos no Facebook!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s