Pra colocar na agenda! Dia 26 de outubro tem Jornada de Formação de Mediadores de Leitura!

O Redes de Leitura e a ONG Cirandar promovem mais uma Jornada de Formação de Mediadores de Leitura, destinada a educadores, mediadores de leitura e voluntários do projeto Redes de Leitura.

JORNADA DE FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA

Neste mês, continuaremos as andanças pela Literatura e abordaremos mais duas temáticas:
Pela manhã, em um bate papo sobre etnia e raça, origens dos países e nações africanas, o professor e escritor Jeferson Tenório chega à literatura africana.
A tarde, teremos contos, cantigas e histórias indígenas, com o Grupo Quem Conta Um Conto, projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O evento é gratuito, aberto ao público em geral e acontecerá no Teatro da Cia de Arte (Rua dos Andradas, 1780).
Para se inscrever, envie NOME e RG ao e-mail cirandarong@gmail.com. Não esqueça de informar o nome do evento no assunto da mensagem.

Confira quem são nossos palestrantes:
Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre é mestre em literaturas luso-africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Leciona em escolas de Porto Alegre. Premiado no concurso Paulo Leminski em 2009, com o conto Cavalos não choram e no concurso Palco Habitasul, com o conto A beleza e a tristeza, adaptado para o teatro em 2007 e 2008. É autor do romance O beijo na parede. Vencedor do Prêmio AGES (Associação Gaúcha de Escritores), eleito o livro do ano de 2013.

O Grupo Quem Conta Um Conto não só realiza apresentações em que são contadas histórias, como também promove oficinas e cursos de formação de contadores em diversos espaços. O trabalho é baseado na idéia de performance, um momento poético que recupera o ato de contar histórias, tão antigo quanto o homem, numa dimensão de ritual. Oferece a todos os implicados momentos lúdicos, que ampliam os referenciais poético-literários e estimulam a imaginação como experiência significativa para o conhecimento do mundo. O Grupo existe como projeto de Extensão Universitária desde 2005 e já teve em sua formação graduandos e graduados de vários áreas (Letras, Jornalismo, Teatro, História e Dança) . É coordenado por docente do Curso de Letras. A opção por histórias da tradição popular justifica-se pela convicção de que com elas tem-se acesso à diversidade étnico-cultural, uma maneira de contribuir para a valorização e recriação do patrimônio cultural brasileiro. Esse repertório tem em sua estrutura e nos seus temas elementos que atingem os mais diversos públicos: são simples (linguagem acessível, uso de ditados, provérbios, repetições, versos e cantorias), possuem ensinamentos, relacionam a vida material ao sobrenatural, tratam dos medos e maravilhas da vida humana em seus ciclos e rituais. Nas inserções comunitárias, tem-se constatado que os mais diversos públicos acabam por aguçar o conhecimento de outras artes como o teatro, a música e, principalmente, a literatura. Isso porque a exploração de corpo, gesto e voz, aliada ao uso de cantorias, instrumentos, desafios verbais ou mesmo de figurinos e objetos, cria uma dimensão espetacularizada. É a performance, experiência ritualística e poética em que as identidades dos participantes são postas em diálogo mas também em tensão. A estória dramatizada permite a interação entre contador e ouvintes, propiciando vivências coletivas e sensíveis. Tendo em vista que não só há vários tipos de conhecimento como várias formas de conhecer, eleger uma delas é já fazer uma intervenção sobre o mundo, por isso temos optado por ultrapassar as portas da universidade e mergulhar na realidade, efetivando uma intervenção que é simultaneamente social e poética, posto que prazerosa e estimulante.

Te esperamos lá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s