Formação para educadores sociais na Ilha Grande dos Marinheiros

Educadoras da Escola Infantil Tia Jussara e do Centro Social Marista Nossa Senhora Aparecida das Águas, Neusa Dias – educadora da biblioteca comunitária do Arquipélago, Rafaela Siqueira – educadora da biblioteca Chocolatão, Camila Schoffen e como fotógrafa Yasmin Winck, nossa estagiária em biblioteconomia.

SAM_2109

Educadoras da Escola Infantil Tia Jussara e do Centro Social Marista Nossa Senhora Aparecida das Águas, Neusa Dias – educadora da Biblioteca Comunitaria do Arquipélago, Rafaele Siqueira – educadora da Biblioteca Comunitária Chocolatão, Camila Schoffen e como fotógrafa, Yasmin Winck, nossa estagiária em biblioteconomia

Na sexta-feira dia 05 de fevereiro, a ONG Cirandar promoveu mais uma formação em mediação de leitura para educadores sociais das comunidades em que atua.

Dessa vez, o encontro foi realizado na Biblioteca Comunitária do Arquipélago e teve como público participante as educadoras sociais da Escola Infantil Tia Jussara e do Centro Social Marista Nossa Senhora Aparecida das Águas.

O encontro, intitulado Infância e Mediação de Leitura, foi conduzido pela bibliotecária e assessora pedagógica do Cirandar Camila Shoffen Tressino. No início da conversa as jovens mediadoras de leitura Zilá e Érika deram as boas vidas às participantes presenteando-as com leituras de trechos de livros do escritor Mario Quintana.

Com a fala de quem ama o que faz – relato de uma das educadoras que participou da formação – Camila despertou nos presentes as lembranças dos primeiros contatos com a literatura. Em uma bate papo descontraído, levou o grupo a um retorno ao passado para refletir sobre a importância da mediação de leitura que as educadores promovem às crianças no cotidiano. O encontro ainda possibilitou a realização de rodas de histórias, onde as educadoras puderam compartilhar leituras e inspirar novas práticas.

Entre surpresas, histórias marcantes e improvisações, a manhã terminou com um gostinho de quero mais.

A Ong Cirandar, a partir do acompanhamento que realiza à Rede de Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre vem promovendo, desde 2010 encontros de formação para educadores sociais de escolas e entidades parceiras das bibliotecas. Até 2015 a atividade contou com apoio do Instituto C&A

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s